NOTÍCIA

Você está em: Home page > Notícia

Notícias

Governo alerta OMC para medidas arbitrárias contra carne brasileira

Governo alerta OMC para medidas arbitrárias contra carne brasileira

Ministro da Agricultura fez visita surpresa a supermercado de Brasília.
Fiscais levaram embutidos de frigorífico que está sob investigação.

O governo brasileiro pediu à Organização Mundial do Comércio que os países membros não adotem medidas arbitrárias contra a carne produzida aqui.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, acompanhou fiscais em uma visita surpresa ao setor de carnes de um supermercado de Brasília. Eles recolheram amostras de embutidos do frigorífico Peccin, da marca Itally, que sob investigação. Elas serão analisadas por um laboratório.

“Nosso negócio agora é dizer e mostrar efetivamente que nós estamos com as coisas na mão e em linha com que o mercado, com o que a ética, com o que todo mundo espera”, disse Maggi.

Depois, o ministro Blairo Maggi foi para o Senado explicar aos senadores as medidas adotadas pelo governo. Ele disse que a as exportações brasileiras podem ter uma queda de 10%, um prejuízo estimado em US$ 1,5 bilhão.

“É muito dinheiro, é muita coisa que está em jogo nesse processo além dos 6,7 milhões de empregos que estão aí no campo, na grande maioria dos integrados, mais de 300 mil famílias envolvidas com pequenos produtores, granjeiros que são aqueles que cuidam no dia a dia da agricultura”, afirmou o ministro.  

Blairo informou que o governo encaminhou um comunicado à Organização Mundial do Comércio que diz que “os controles sanitários brasileiros são sólidos e confiáveis”.

E afirma que “no espírito de transparência e cooperação, espera que os membros da organização não adotem medidas que constituiriam restrições arbitrárias no comércio internacional ou que atentem contra regras e acordos da OMC”.

“O grande trabalho que nós temos aqui pela frente é de recuperar, é de reorganizar as nossas forças, de viajar o mundo. Efetivamente mostrar o que aconteceu aqui, que foi desvio de algumas pessoas, e não de um sistema, e não de uma indústria forte como nós temos, integrada e que aposta firmemente que isso é o futuro do nosso país”. 

À tarde, fiscais agropecuários fizeram uma manifestação em frente ao Ministério da Agricultura em apoio à Operação Carne Fraca, com a presença de Daniel Gouvêa, que fez a denúncia que deu origem à investigação.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/03/governo-alerta-omc-para-medidas-arbitrarias-contra-carne-brasileira.html

 

chamada página Dicas. imagem de carnes temperadas chamada página Logística. imagem de três caminhões de lado em uma estrada chamada página Cartilha do produtor. Imagem de um gado em um pasto
© 1984 / 2021 - Mafrinorte. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: