NOTÍCIA

Você está em: Home page > Notícia

Notícias

Desde 1860, Mapa acompanhou a transformação do setor agrícola brasileiro

Desde 1860, Mapa acompanhou a transformação do setor agrícola brasileiro

O Mapa caminhou junto aos produtores para apoiar a transformação da agricultura brasileira na maior dos trópicos e geradora de grandes excedentes de exportação
Publicado em 28/07/2020 08h31

Acompanhar a revolução experimentada pelo agronegócio nas últimas cinco décadas, com o uso da tecnologia e a adoção da pesquisa, foi o maior desafio enfrentado pelo Ministério da Agricultura em seus 160 anos de existência. O Mapa precisou caminhar junto aos produtores para apoiar a transformação da agricultura brasileira na maior dos trópicos e geradora de grandes excedentes de exportação. 

São muitos os eventos marcantes na história do Ministério. Reunimos aqui algumas das principais conquistas do setor, como a criação de órgãos essenciais como o Inmet (1909), a Embrapa (1973), a Conab (1990), além da criação do Serviço de Inspeção Pastoril (SIP), em 1915, que 18 anos mais tarde receberia o nome que hoje é conhecido mundialmente de Serviço de Inspeção Federal (SIF). Também são destaques mudanças no financiamento agrícola, com a introdução do Moderfrota e do Plano Agrícola, no início dos anos 2000. Mais recentemente, a criação do Plano ABC e do Código Florestal marcaram a vocação do agro brasileiro para trabalhar preservando o meio ambiente. 

 

O esforço de seus servidores e a visão dos governantes fizeram o agro brasileiro ser respeitado pelos concorrentes e referência como garantidor da segurança alimentar no próximo século. Muito trabalho ainda precisa ser feito, aliando a produção e a sustentabilidade ambiental para que o agro brasileiro consolide sua liderança mundial.

Informações à Imprensa
Janete Lima
imprensa@agricultura.gov.br

chamada página Dicas. imagem de carnes temperadas chamada página Logística. imagem de três caminhões de lado em uma estrada chamada página Cartilha do produtor. Imagem de um gado em um pasto
© 1984 / 2020 - Mafrinorte. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: